histórias para empreendedores
aprender com as histórias para contar novas histórias…
…”Não sabia nada, não sabia o que era plano de negócio, não sabia onde captar recurso, não sabia o que fazer, mas eu queria, era a minha motivação.”
Regiane Travensolo Sacomano
Co-Fundadora na Empresa Prothera
…”Quando você acredita muito na coisa que você faz, você acaba vendendo isso”
Hernane Barud
Coordenador de P&D da empresa Biosmart
“…seu trabalho é encontrar algo em que você seja bom, gastar centenas de horas, aplicar toda sua perseverança, sacrifício e dedicação para lidar com coisas difíceis e se tornar ótimo no que faz. Depois que você se tornar ótimo, os benefícios econômicos, o prestígio, a relevância, a camaradagem, a autovalorização de ser ótimo vai te tornar apaixonado por o que quer que seja.”
Scott Galloway
PROFESSOR DA STERN SCHOOL OF BUSINESS DA UNIVERSIDADE DE NOVA YORK
Empresas não compram nem investem apenas em “ideias”, e sim nas evidências concretas de se transformarem em produtos que sejam economicamente viáveis e tenham relevância para o mercado
Reconhecer oportunidades – as ideias que impulsionam a inovação surgem de todas as direções (novas tecnologias, necessidades de mercado, políticas reguladoras, concorrência, etc);
Encontrar recursos – Avaliação dos riscos e definição de estratégias que permitam o enquadramento do negócio para buscar investidores;
Desenvolver a ideia – Planejar o desenvolvimento do produto/serviço;
Capturar valor – Resultado do processo de inovação, que deve ser monitorado e controlado, com informações contínuas do mercado e dos concorrentes.
O empreendedorismo é também um processo, ou seja, uma sequência de atividades, organizadas com base em um propósito. Pode-se dividir esse processo nas seguintes etapas:
Metas empreendedoras
Reconhecer a oportunidade
Encontrar os recursos
Criar/Desenvolver o negócio
Criar valor