Programa de mentorias do Habitat de inovação em Biotecnologia- Biomentor
O programa de mentorias do Habitat de Inovação em Biotecnologia tem como objetivo a preparação de pesquisadores, membros da comunidade universitária e demais interessados em desenvolver um negócio inovador, oferecendo um conjunto de mentorias, seguindo o modelo do Habitat de Inovação.
Modelo de inovação
Os Habitats de Inovação são ambientes colaborativos para fortalecer a interação entre empresas e pesquisadores. No habitat de inovação a proposta é de compartilhar a infraestrutura e a equipe especializada para que novos empreendedores possam identificar e desenvolver produtos e processos inovadores. Os resultados esperados são o desenvolvimento local e regional, com a cocriação de soluções inovação.
O núcleo de INovação – BioINOVA desenvolveu o modelo de inovação, ilustrado na figura a seguir, para o habitat de inovação em biotecnologia, que busca proporcionar agilidade e eficiência para o processo de desenvolvimento de produtos/serviços.
Etapas do modelo de inovação
Etapa de empatia
A etapa de empatia busca sensibilizar o empreendedor. Sentir, experimentar o problema, se colocando no lugar da pessoa é uma forma de vivenciar e identificar todos os elementos que devem ser considerados como importantes na caracterização do problema.
Etapa de Imersão
Buscar uma experiência que posso registrar sentimentos, fornecer perpectivas e uma visão real do problema.
Etapa de Ideação
Na fase de ideação, vamos utilizar ferramentas que estimulem a criatividade, o debate, a troca de experiências e de conhecimentos, que permitam a geração de muitas ideias, que sejam propostas inovadoras para o problema identificado, a partir das informações obtidas nas etapas de empatia e imersão
Etapa de prototipação
Desenvolver o produto, com algumas funcionalidades ou característica, utilizando como apoio os laboratórios do programa de pós-graduação em Biotecnologia da UNIARA.
Etapa de teste
Realização de testes iniciais para a caracterização do produto, e também testes de opinião sobre as preferências e aceitação do mercado, para o refinamento do produto.
Etapa de Pré-incubação
Após todas as interações necessárias para finalizar a proposta do produto, a etapa de pré-incubação busca informações para a definição do modelo de negócio para que seja planejada a criação da empresa, desde a logomarca até o mapeamento dos processos do negócio.