Modelos de Negócio

Agregar valor e manter-se competitivo

Modelo de negócio, de acordo com Frankenberger et al. (2014), possui quatro fases: iniciação, que enfoca a análise do ecossistema; ideação, referente à geração de novas ideias; integração, a qual lida com a construção de uma nova estratégia; e implementação, que se concentra na realização do novo modelo. Ainda, segundo os autores, o modelo de negócio pode ser identificado por quatro dimensões que são: o cliente (quem?), a proposição de valor (o quê?), o valor cadeia (como?) e o mecanismo de lucro (por quê?).

Modelos de Negócio em Biotecnologia

O modelo de negócio a ser adotado por uma empresa de biotecnologia depende da sua capacidade técnica, de quais e quantos recursos a empresa tem disponível e da concorrência no seu setor de atuação.  As empresas de biotenologia dependem fortemente de colaboradores e parceiros, no âmbito das pesquisas básicas, no desenvolvimento de produtos e também na sua comercialização. Segundo os autores, os modelos de negócio para esse segmento empresarial podem garantir o valor da tecnologia e até mesmo mais conhecimento para seus proprietários; para isso, é essencial que alinhem seus interesses com parceiros e colaboradores.

Fonte: Tarichi (2020)