Grupos de pesquisa

Grupos de Pesquisa

Os  Grupos de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa  – QUIMERA, o grupo BioPolMat e o grupo EPBio da Universidade de Araraquara – buscam o desenvolvimento de pesquisas nas referidas áreas, com uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e interinstitucional. Amparado pela infraestrutura institucional para ensino, pesquisa e extensão e pelas parcerias institucionais dos cursos de graduação nas áreas de ciências naturais, biológicas e da saúde. 

                      Grupo QUIMERA

O Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa da Universidade de Araraquara – QUIMMERA/Uniara almeja o desenvolvimento de pesquisas nas referidas áreas, com uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e interinstitucional. Amparado pela abrangência dos cursos de graduação nas áreas de ciências naturais, biológicas e da saúde, pela infraestrutura institucional para ensino, pesquisa e extensão e pelas parcerias institucionais nacionais (UFSCar, UNESP, USP e Unicamp) e internacionais (Universidade do Minho, Universidad del País Vasco e Wellman Center for Photomedicine in Harvard Medical School), vem desenvolvendo diversos projetos com potencial para contribuições relevantes na área da biotecnologia aplicada a saúde. Ressalta-se ainda a transferência de tecnologia Universidade/Empresa viabilizada pelo núcleo de inovação e desenvolvimento de produtos biotecnológicos (NIDPBio/Uniara) vinculado ao grupo e sediado no parque Ecotecnológico Damha em São Carlos.


                        Grupo BioPolMat

O Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais (BioPolMat) vem se dedicando a estudos envolvendo biopolímeros naturais e/ou sintéticos, além da síntese de novos materiais híbridos orgânicos-inorgânicos (HOI) com aplicações multifuncionais. Os novos materiais têm sido obtidos por diferentes plataformas, a saber, rotas biotecnológicas, síntese hidrotermal, processo sol-gel, prototipagem rápida, entre outras. Os biopolímeros e HOI poderão ser aplicados na Engenharia Tecidual, como Matrizes para Sistema de Liberação de Fármacos, Biocurativos, entre outros. Os novos materiais tem sido caracterizados por diversos ensaios físico-químicos e por ensaios in vitro e in vivo. Devido ao seu caráter multidisciplinar, o BioPolMat possui cooperação com grupos de Pesquisa Nacionais e Internacionais de diversas áreas de atuação, além de possuir forte interação com empresas. 





                           Grupo EPBio

O grupo de pesquisa em Engenharia de Produção Aplicado a Biotecnologia tem por objetivos identificar, estudar e propor soluções para problemas relacionados à área de Biotecnologia, por meio do desenvolvimento de metodologias, técnicas e ferramentas da Engenharia de Produção, tais como: Gestão de Projetos, Desenvolvimento de Produtos, Processo de produção, Modelagem de Processos, Estatística entre outras. Espera-se que o grupo possa apoiar e contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos básicos e aplicados na área de biotecnologia em parceria com empresas e instituições de pesquisa.